Cachoeiras da Aldeia Utiariti em Sapezal

COORDENADAS (DATUM: WGS84)
LATITUDE 13o 01’ 33.19’’ S
LONGITUDE58o 16’ 40.54” W

               Quedas naturais com cerca de 90 metros de altura, localizado no Rio Papagaio - divisor natural da Reserva Indígena dos Parecis e dos Nambikwara com os Municípios de Sapezal e Campo de Novo dos Parecis. Ele pode ser apreciado de duas formas:

               Pela parte superior chega-se próximo às quedas, mesmo com a forte correnteza, é possível a prática de banho e mergulho nas piscinas naturais feitas pelas águas nas pedras rochas; Para chegar à parte inferior, percorre-se uma trilha utilizada pelas aldeias para caça e pesca.

               Devido à formação rochosa no paredão do salto, pode-se praticar esportes de aventura, como escalada e Rapel. Os dois locais são excelentes para observação de aves e contemplação da natureza.             

               A Aldeia Utiariti sofreu diversas influências culturais em sua colonização, como a presença de jesuítas que deixaram no local traços da sua arquitetura missioneira, em uma antiga igreja e um cemitério de padres e feiras com símbolos do catolicismo.


               A presença de Marechal Cândido Rondon também é vista nas aldeias como comprova um poste usado como telégrafo por Rodon, com datas esculpidas do Séc. XX, um marco para a história de Mato Grosso e do Brasil. Fonte: Prefeitura Municipal de Sapezal





0 Comments: