Cristalino Lodge, Alta Floresta



Um hotel sustentável por possuir as seguintes ações socioambientais:

- Preservação ambiental
- Ações de educação ambiental

- Situado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural
- Realiza Compostagem
- Separação resíduos para reciclagem
- Energia solar para aquecimento da água
- Tratamento dos efluentes com sistema de permacultura
- Energia hidrocinética (gerada através do movimento da água do rio)
- Sistema natural de ventilação e uso de janelas teladas (arquitetura sustentável)
- Programa de reuso de toalhas e roupa de cama
- Limite de turistas nas caminhadas
- Uso de plantas nativas na decoração do ambiente

Mais informações do Hotel.
Margem direita do Rio Cristalino, 39 km (mais 30′ de barco) (saídas do hotel Floresta Amazônica)

(66) 3521-2221

Mirassol D'Oeste - Mato Grosso



Belezas do município de Mirassol D'Oeste - Mato Grosso. 

Pousada Recanto do Sossego, no município de São Félix do Araguaia


A Equipe da SEDTUR , se hospedou na Pousada Recanto do Sossego, no município de São Felix do Araguaia, do dia 27 para o dia 28 de Novembro de 2013, por ocasião da realização do Encontro de Interlocutores Municipais da Região baixo Araguaia, foram recebidos pela proprietária Carol, que também é Turismóloga e Especialista em Turismo, e colaboradora no município e região para que o Turismo de Desenvolva disse ela ao compartilhar com o Secretário da SEDTUR Jairo Pradela e com o Técnico Geraldo Lúcio.

A Pousada Recanto do Sossego é composta de chalés com quarto,banheiro, sala e cozinha, temos apartamentos duplos e triplos, todos com ar, tv, frigobar e nos chales geladeira. Esta situado em frente ao Lago dos Ingleses a 300 metros do Rio Araguaia e da Ilha do Bananal (maior ilha fluvial do mundo) Temos canoas com motor e piloteiros para passeios, pesca esportiva e ecoturismo. O Barco Hotel Taina tem capacidade para 20 pessoas, todos os apts tem ar e banheiro com agua morna; salão de jogos e refeições, tv e deck solarium. Pacotes para pesca esportiva e ecoturismo

COMO CHEGAR
Barra do Garças, Nova Xavantina, Agua Boa, Cascalheira e São Félix do Araguaia-MT
Pousada Recanto do Sossego
Av. 13 de Maio, São Félix do Araguaia - MT, 78670-000

Phone:(66) 3522-1655

Fontanillas: um pedacinho do paraíso em Juina

Nem só de problemas vive Mato Grosso. O Estado é dotado de belezas naturais ainda pouco divulgadas e por isso ainda pouco conhecidas pelos próprios mato-grosseses. A partir de hoje este blog abre espaço para as Belezas de Mato Grosso. Envie fotos e informações de lugares que você conhece e gostaria que outras pessoas também conhecessem. Começamos pelo distrito de Fontanillas, a 45 km de Juina, a cerca de 700 km de Cuiabá, norte de Mato Grosso, habitado por índios Rikbatsa, também conhecido como Canoeiros, e cortado pelo majestoso rio Juruena, de água esverdeada e transparente e, o que muitos não sabem, com infraestrutura básica para receber turistas. Veja fotos de Sandra Carvalho:

Pousada Recanto do Luar, com um ótima estrutura para receber
turistas. Festival de Pesca é atração.
O Rio Juruena reina absoluto
De longe dá para observar a movimentação dos índios Rikbatsa

Um cantinho do paraíso em Juina

Pousada do Parque, Chapada dos Guimarães



Junto ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em uma altitude média de 750m, cenários e cachoeiras de tirar o fôlego, com 500ha de reserva privativa.

Cachoeiras da Aldeia Utiariti em Sapezal

Cachoeiras da Aldeia Utiariti em Sapezal
COORDENADAS (DATUM: WGS84)
LATITUDE 13o 01’ 33.19’’ S
LONGITUDE58o 16’ 40.54” W

               Quedas naturais com cerca de 90 metros de altura, localizado no Rio Papagaio - divisor natural da Reserva Indígena dos Parecis e dos Nambikwara com os Municípios de Sapezal e Campo de Novo dos Parecis. Ele pode ser apreciado de duas formas:

               Pela parte superior chega-se próximo às quedas, mesmo com a forte correnteza, é possível a prática de banho e mergulho nas piscinas naturais feitas pelas águas nas pedras rochas; Para chegar à parte inferior, percorre-se uma trilha utilizada pelas aldeias para caça e pesca.

               Devido à formação rochosa no paredão do salto, pode-se praticar esportes de aventura, como escalada e Rapel. Os dois locais são excelentes para observação de aves e contemplação da natureza.             

               A Aldeia Utiariti sofreu diversas influências culturais em sua colonização, como a presença de jesuítas que deixaram no local traços da sua arquitetura missioneira, em uma antiga igreja e um cemitério de padres e feiras com símbolos do catolicismo.


               A presença de Marechal Cândido Rondon também é vista nas aldeias como comprova um poste usado como telégrafo por Rodon, com datas esculpidas do Séc. XX, um marco para a história de Mato Grosso e do Brasil. Fonte: Prefeitura Municipal de Sapezal





Recanto do Trairão em Brasnorte


Localizado às margens do Rio do Sangue, a cerca de 18 km de Brasnorte, está o Recanto do Trairão. O local tem amplo estacionamento, quadra de vôlei, bar e praia para quem pretende desfrutar um inesquecível contato com a natureza. 

Ponte Sérgio Motta em Cuiabá


Ponte Sérgio Motta: Importante ligação de Várzea Grande a Cuiabá

Lago Azul em Jauru


Um dos mais encantadores lugares do importante município de Jauru, região oeste de Mato Grosso, o Lago Azul atrai centenas de pessoas que gostam de apreciar a natureza. 

Cachoeira Dardanelos em Aripuanã


O salto de Dardanelos fica no rio Aripuanã, a montante da cidade de mesmo nome, região noroeste de Mato Grosso.

No local da cachoeira de Dardanelos está sendo feita uma usina hidrelétrica, orçada em R$ 700 milhões, é uma das principais apostas do Governo para gerar energia no Centro-Oeste. Há, porém, temores quanto aos impactos ambientais da obra. Ambientalistas protestam contra o empreendimento e afirmam que o projeto destruiria um complexo de cachoeiras, o famoso Salto de Dardanelos.

Passagem do Rio Juruena


Localiza-se no município de Juruena, região noroeste do estado de Mato Grosso. Inacreditável o tamanho da beleza que a natureza imprimiu nesse lugar. Encantador. 

Balneário Rio Verde em Campo Novo do Parecis


Situado a 15 Km do centro de Campo Novo do Parecis e bastante frequentado nos feriados e finais de semana, possui boa estrutura para receber os visitantes, com ampla área para camping, chalés, quiosques com churrasqueiras, restaurante e Playground para as crianças.

Rio Verde, nome proveniente de sua cor verde-esmeralda, devido a grande quantidade de sulfato de alumínio, profundidade média 5 mts (com visibilidade total), com suas águas cristalinas e abundantes que cerca toso o entorno da ilha de vegetação intacta com duas belíssimas queda d’água, sendo que para vislumbrar uma delas é necessário fazer um trekking (trilhas) de um lado a outro da pequena ilha, ou pela água fazendo o entorno através de flutuação ou ainda optar por um belo passeio de lancha de uma queda a outra.

Neste local é possível realizar: Safári Fotográfico, Raffting, Canoagem, Apneia, Flutuação e Mergulho Livre e Autônomo.

Cachoeira Rio Formoso em Tangará da Serra

Cachoeira Rio Formoso em Tangará da Serra

Um dos mais belos lugares para visitação no município de Tangará da Serra, estado do Mato Grosso. Quem já foi ao local ficou tomada pela exuberante beleza natural que a passagem oferece. A Cachoeira do Rio Formoso localiza-se dentro da comunidade indígena Formoso, a cerca de 70 km de Tangará da Serra. Acesso pela MT 358, sentido Campo Novo do Parecis. 

Turismo em Aripuanã


Aripuanã se localiza na região noroeste do estado de Mato Grosso, e nesta cidade, existem várias cachoeiras que são os lugares mais visitados pelos turistas.



O balneário é outro lugar de visitação, principalmente aos domingos ensolarados, onde as pessoas se refrescam na deliciosa cachoeira, e a noite, os adultos curtem um forrozão nota 1000.