Antiga Usina Itaicy em Santo Antônio de Leverger



FOTOS: Maricelle Lima Vieira


Imóvel tombado como patrimônio estadual, a Usina Itaicy, localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Santo Antônio do Leverger (rio Cuiabá abaixo), é um dos 40 Pontos de Cultura existentes em Mato Grosso.

Trata-se da maior, mais industrializada e mais importante de todas as usinas – de um complexo de 13 que foram construídas e movimentavam a economia de Mato Grosso – no final do século XIX até meados da década de 1950.

Histórico
Itaicy era propriedade de uma figura lendária da história mato-grossense, Antônio Paes de Barros, ou melhor, Totó Paes de Barros, que foi presidente do Estado. A usina começou a ser erguida em 11 de junho de 1896 e terminou 14 meses depois. Estima-se que cerca de 1.000 operários participaram da construção. A inauguração aconteceu em 1º de setembro de 1897.

As máquinas e equipamentos dessa usina de cana foram importados da Europa e chegou ao local por transporte fluvial. O período de esplendor da usina aconteceu entre 1900 e 1920. Foi o primeiro lugar de Mato Grosso a ter energia elétrica e era a quarta maior usina do País. Os equipamentos instalados em Itaicy permitiram que Totó Paes passasse à história como o precursor da industrialização em Mato Grosso. Observa-se a sofisticação e investimentos feitos em uma estrutura audaciosa para aqueles tempos.

A usina de Itaicy foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1984. Em 1957 Itaicy parou de produzir, entretanto sua decadência começou por volta da década de 30. De lá para cá ficou abandonada, porém nunca esquecida por conta da sua imponência e pela constante associação de Itaicy com Totó Paes de Barros, um dos personagens mais controvertidos da história de Mato Grosso.

Fonte: ARIANE LAURA

Assessoria/SEC-MT

0 Comments: